terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Plantando Uma Árvore !



Vamos planta uma arvore ! 
9°A & 9°B fazendo a plantação de uma mudinha !
O planeta é nossa casa precisamos cuidar dele mais para que ele continue nós dando
abrigo!!.







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gincana Cooperativa Da Escola Dom Aloiso Lochaider

   Dia 06/02 começa nossa ginacana para ajuda o planeta , Vamos
todos juntos cuida disso é um bem pra nós mesmo !!

VENHA CONFERI , Você vai gosta  !!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Musicas Da Gincana 9°B

                                O Mundo Pode Acabar

                             O mundo pode acabar
                             Se não para de queimar
                             Florestas e matas o mundo pode acabar 
                             Tem lixo na praça o mundo pode acabar 
                             Ta cheio de fumaça o mundo pode acabar.


                  2x {Ha,ha,ha,ha,ha O MUNDO PODE ACABAR}


                Todos falam que eu não vivo num mundo real
                Com a natureza me preocupo e não faço mal.

                Porque eu gosto de cuidar , Gosto de limpar e viver a vida
                Gosto de planta , gosto de colher a natureza é linda
                A natureza é só uma ,Temos que aproveita


                             O verde das floresta temos que presevar!!.


___________________________________________________________________________________




                                 Você que não cuidou , Nunca deu valor
                                                   Cuidado! , Cuidado!

Precisa apresar comece logo a cuidar , Se não a natuireza pode acabar.

 Lixo espelhados , Florestas são queimadas
 Se ninguém faz nada o mundo acabar em fumaça.


                                Como seria bom se tudo mudasse um dia ,
                                Sem poluição a terra agradeceria.
                                Sem lixos nos rios , Sem óleos nos mares
                                Seria tão bopm se tudo mudasse!


               

                                                                                   Parodias 9°B

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Por um mundo melhor(video)!

http://www.youtube.com/watch?v=HmVbZZ9Wqfk&feature=fvst
 Video lindo olhem aii e reflitam !

Ameaça as plantas !


“Pela primeira vez temos um retrato global claro do risco de extinção das plantas mais conhecidas no mundo. Esse relatório mostra as ameaças mais urgentes e indica as regiões mais ameaçadas”, afirmou.
Segundo Hopper, existem questões cruciais para serem respondidas, como qual a velocidade e a causa da perda de espécies e o que pode ser feito com relação a isso.
“Para responder a essas questões, precisamos estabelecer uma base a partir da qual possamos medir as transformações. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção faz exatamente isso, avaliando uma ampla amostra de espécies vegetais que são coletivamente representativas de todas as plantas do mundo”, disse.
O cientista acrescentou que as Metas de Biodiversidade para 2020, que serão discutidas em Nagoya, são ambiciosas. Mas um aumento de escala nos esforços se faz necessário em um momento de perda pronunciada da biodiversidade. “As plantas são o fundamento da biodiversidade e sua relevância para as incertezas climáticas, econômicas e políticas tem sido negligenciada por muito tempo”, afirmou.
“Não podemos ficar de braços cruzados olhando as espécies vegetais desaparecer – as plantas são a base de toda a vida na Terra, fornecendo ar limpo, água, comida e combustível. A vida de todo animal e ave depende delas, assim como a nossa. Obter as ferramentas e o conhecimento necessários para reverter a perda de biodiversidade é agora mais importante que nunca. A Lista Vermelha dá essa ferramenta aos cientistas e conservacionistas”, destacou.
Alguns dos dados revelados pelo estudo:
- Cerca de um terço das espécies (33%) da amostra é conhecida em grau insuficiente para permitir uma avaliação de conservação. Isso demonstra a escala da tarefa de conservação que será enfrentada por botânicos e cientistas – muitas plantas são tão pouco conhecidas que não é possível saber se estão ou não em perigo.
- De quase 4 mil espécies que foram cuidadosamente avaliadas, mais de um quinto (22%) foi classificado como ameaçado.
- Plantas são mais ameaçadas que aves, tão ameaçadas como mamíferos e menos ameaçadas que anfíbios e corais.
Gimnospermas – o grupo vegetal que inclui as coníferas – são o grupo mais ameaçado.
- O habitat mais ameaçado são as florestas tropicais, como a Amazônia.
- A maior parte das plantas ameaçadas é encontrada nos trópicos.
- O processo mais ameaçador é a perda de habitat induzida pelo homem, em especial a conversão de habitats naturais para uso da agricultura.


Flora em extinção !


Quando falamos em extinção de espécies, sempre nos lembramos dos animais. Mas um estudo recente feito por dois botânicos americanos levanta a alarmante hipótese de que metade das plantas do planeta podem estar ameaçadas de extinção.
Com base em pesquisa, dois botânicos americanos fizeram uma descoberta que, apesar de ser trágica, certamente é curiosa. Até hoje, por incrível que pareça, divulgavam-se as espécies de plantas em extinção, mas sem que fossem consideradas as florestas tropicais. Ignorava-se o fato de que qualquer aluno de 5.ª série aprende, nas aulas de ecologia, que as florestas tropicais, ao mesmo tempo em que cobrem apenas 2% da superfície da Terra, são habitat de cerca de metade das espécies vegetais e animais do planeta.




Animais em extinção !


Não é apenas o Brasil, mas sim o mundo está perdendo inúmeras espécies deanimais devido à ação do homem, sendo que são poucas as pessoas conscientizadas em ajudar a manter a fauna e flora brasileira, evitando assim a extinção e até mesmo o desparecimento de diversas espécies. A extinção e o desaparecimento de diferentes espécies de animas são quando a situação é irreversível, isto é, quando o último animal de uma determinada espécie morre, e é isso que vem acontecendo com inúmeras espécies na atualidade, pois os animais estão sofrendo com a evolução humana, e com isso o desequilíbrio no ecossistema e no habitat são grandes.
Quando ocorre de forma natural, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as transformações climáticas, doenças, parasitas, mudanças de comportamento e por competições entre as espécies. Já quando extinção ocorre por motivos causais, os motivos são outros, como a alteração em seu habitat, captura ilegal, desmatamento e biopirataria. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no Brasil cada vez mais são a quantidade de espécies em extinção, sendo que dentre a lista, encontram-se: a minhoca branca, a ararinha-azul, o maçarico-esquimó, a pereça, o minhocoçu gigante, a aruá-do-mato, o caracol gigante e a libélula.
Em todo o mundo já existem outras centenas de espécies em extinção e até mesmo extintas, sendo que para evitar este mal, cabe aos homens lutarem juntos contra o comércio ilegal e o desmatamento, para que assim o ecossistema não seja destruído e possa ser restaurado. Quer ter acesso à lista completa de todos os animais ameaçados de extinção e até mesmo já extintos? Então acesse o Portal do Brasil (www.achetudoeregiao.com.br/animais/animais_em_extincao2.htm) e veja a lista toda. Mas não basta apenas saber quais são os animais, é preciso que você ajude-nos a salvar estes espécies! Veja logo abaixo as principais espécies em extinção no Brasil:

*Onça-pintada: É encontrada no Pantanal, e desapareceu da região por causa da caça ilegal e indiscriminada, já que sua pele tem grande cotações em dólares no mercado internacional.

*Pica-pau-de-cara-amarela: Há poucos sobreviventes desta ave nas matas gaúchas, sendo que com o desmatamento, esta espécie perde a sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.

*Ararinha-azul: Esta ave é super cobiçada no mercado internacional devida a sua plumagem, sendo que de acordo com estimativas, a ararinha-azul já se encontra extinta.

*Mico-leão-dourado: Devida a redução da Mata Atlântica, o mico-leão-dourado perdeu os eu habitat natural, no qual existem atualmente pouquíssimos animais desta espécie habitando reservas.


Nossa Flora E Nossa Fauna!


Flora e fauna
As formações florestais cobrem mais da metade do território brasileiro. A mais importante é a floresta amazônica, a maior floresta equatorial do mundo, também chamada hiléia brasileira. Abrange toda a região Norte e parte do Centro-Oeste. Na faixa costeira, desde o sul da Bahia até Santa Catarina, encontram-se remanescentes da mata atlântica, a área florestal mais devastada do país, na qual a maior parte das árvores de médio porte foi derrubada para servir como combustível (lenha, carvão vegetal) ou para dar lugar a zonas agrícolas. De São Paulo até o Rio Grande do Sul, ocorria um tipo de floresta mais homogênea, a mata da araucária ou dos pinheirais que atualmente são encontrados em áreas muito restritas. Os babaçuais ou mata dos cocais caracterizam o litoral do Nordeste e trechos da bacia do rio Tocantins.
As caatingas são típicas da zona semi-árida do sertão nordestino, enquanto os cerrados formam grande parte da vegetação do Centro-Oeste e trechos de Minas Gerais e São Paulo. No extremo sul, ocorrem campos tipicamente herbáceos. A bacia do alto rio Paraguai é ocupada pelo chamado complexo do Pantanal, área de vegetação muito variada. Restingas, dunas e manguezais encontram-se na orla costeira.
A fauna terrestre brasileira não se destaca pelo tamanho nem pela ferocidade, como a de outras regiões do mundo tropical. Na área de florestas, encontram-se a onça, macacos, a preguiça, o caititu, serpentes (jibóia, sucuri), e aves (papagaios, araras e tucanos). É grande o número de insetos, sobretudo na Amazônia. Nas caatingas, cerrados e campos, predominam o tamanduá, o tatu, o veado, o guará, a ema e a siriema, batráquios (rãs, sapos e pererecas) e répteis (cascavel, surucucu e jararaca). Nos rios e lagos da região amazônica habitam o peixe-boi, o jacaré, o pirarucu, a tartaruga, bem como a lontra e a capivara. Algumas dessas espécies também são encontradas no Pantanal.
A fauna ornitológica brasileira é uma das mais ricas do mundo, com uma enorme variedade de espécies. Nela encontram-se numerosas aves de rapina, trepadoras, palmípedes e pernaltas, os galináceos e os columbídeos.




Reciclar Brincando!

Faça você mesmo e ainda salve o planeta: Em tempos de “recall” de brinquedos e da febre dos “vídeo games“, andei pesquisando maneiras de distrair a criançada sem ter que gastar muito dinheiro, nem colocar em risco a saúde e ainda por cima colaborar com a preservação do meio ambiente… :-) Uma boa idéia é reciclar materiais aproveitando-os na produção de brinquedos.







Faça você mesmo e ainda salve o planeta: Em tempos de “recall” de brinquedos e da febre dos “vídeo games“, andei pesquisando maneiras de distrair a criançada sem ter que gastar muito dinheiro, nem colocar em risco a saúde e ainda por cima colaborar com a preservação do meio ambiente… :-) Uma boa idéia é reciclar materiais aproveitando-os na produção de brinquedos.





terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reciclar É Preciso !.


Reciclar significa transformar objetos e ou materiais usados em novos produtos para o consumo.

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que foi jogado fora no lixo.

Para compreendermos a reciclagem é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

Então vamos reciclar?

Por onde devemos começar ?

Pela nossa conciência, e depois pelas leis de nosso País, para que favoreçam a Reciclagem e dificultem a fabricação de produtos descartáveis que nada mais fazem que poluirem o meio ambiente onde moramos…


Objetos Reciclavel !

Material reciclável é todo o produto que, após o uso, pode ser reaproveitado para fabricação de novos objetos. São exemplos de lixo reciclável: resíduos constituídos de vidro, plástico, papel, papelão, ferro, aço e alumínio.
Exemplos:















Flores de garrafas pet ,Puff de garrafas ,Puff de pneus ,Porta-retrato de jornal e Bolsas de pett!.

Reciclar!

    A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença.
Umas das mais importantes é reciclar o lixo.O motivo é simples de entender.
 Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por
ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e
alumínio, e podem muito bem ser reaproveitados - em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.


Vamos presevar!































Vamos presevar  , Vamos manter sempre assim.É um bem de todos nós então vamos cuida pra que nunca se acabe !   A NATUREZA AGRADECE SEMPRE!' .

Ô! Dá pra parar ?!


- Ô dá pra parar ?!
Vamos parar de poluir até o nosso planeta terra reclama !

Efeitos das queimadas na saúde humana



OS ESTUDOS dos efeitos das queimadas para a saúde humana são muito escassos, tanto no Brasil quanto no exterior, em que pese quase toda a literatura que trata das emissões atmosféricas produzidas por queima de biomassa mencionar que elas causam efeitos deletérios à saúde. Tal fato se deve em grande parte à variedade de aspectos envolvidos e à dificuldade em se separar causas isoladas de um determinado efeito. Pesquisas em saúde ambiental são bastante complexas à medida em que a saúde humana depende de uma teia de fatores interligados: exógenos (bióticos e abióticos), endógenos (fisiológicos e anatômicos), comportamentais (psicológicos, sociais e culturais) e da densidade demográfica (Audy, 1971).

Processo de Destruição do Ozônio


O ciclo de destruição do ozônio estratosférico por radiação UVB desempenha um papel importante em favor da vida, pois diminui a quantidade de radiação UV que chega até superfície do planeta. A radiação UV, que bronzeia, seca e envelhece a pele, é prejudicial aos animais e plantas, principalmente porque pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucléico). Essa molécula contém informações genéticasnecessárias para reprodução e manutenção saudável dos seres vivos. 

Danos causados ao DNA por exposição excessiva à radiação UV, aumentam a probabilidade de ocorrer uma mutação indesejável durante a reprodução celular, levando eventualmente a um crescimento tumoroso como, por exemplo, o câncer de pele. A destruição da Camada de Ozônio multiplicaria estes efeitos. 

Camada de Ozônio-Efeitos da poluição atmosférica

Tudo começou com um fenômeno importante para a manutenção da vida, foi a transformação de parte do oxigênio que se acumulava na atmosfera em ozônio. Isso graças a interação das radiações ultravioletas do sol nas altas camadas da atmosfera. Essas reações originaram uma verdadeira barreira de ozônio, filtrando e impedindo a penetração de quantidades excessivas de raios ultravioletas, que são nocivos à vida. 

A camada de ozônio é uma "capa" desse gás (ATMOSFERA) que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. No último século, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem Clorofluorcarbonos (CFC), um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contração de câncer. 

A origem dos atuais problemas ambientais está no estilo de vida das nações industrializadas. O aumento da industrialização no hemisfério norte trouxe riquezas materiais às custas do meio ambiente. A mineração a céu aberto deixou cicatrizes na área rural, cidades e fábricas se espalharam, liberando substâncias químicas nocivas no ar. Os carros estão se multiplicando, acrescentando poluentes à atmosfera. O uso generalizado de artigos descartáveis que são "energeticamente ineficientes " é um desperdício de recursos escassos &ndash as pilhas usadas em rádios precisam de 50 vezes mais energia para serem fabricadas, do que àquela que produzem. Se o Terceiro Mundo seguir essas práticas ao se desenvolver, poderá levar a terra a um holocausto ecológico. 

Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do CFC e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando cada vez mais a população mundial. As ineficientes tentativas de se diminuir a produção de CFC, devido à dificuldade de se substituir esse gás ,principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. Um exemplo do fracasso na tentativa de se eliminar a produção de CFC foi a dos EUA, o maior produtor desse gás em todo planeta. Em 1978 os EUA produziam, em aerossóis, 470 mil toneladas de CFC, aumentando para 235 mil em 1988. Em compensação, a produção de CFC em outros produtos, que era de 350 mil toneladas em 1978, passou para 540 mil em 1988, mostrando a necessidade de se utilizar esse gás em nossa vida quotidiana. É muito difícil encontrar uma solução para o problema. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie. 

A surpresa mais perturbadora do final do século XX talvez tenha sido a descoberta da fragilidade do novo meio ambiente. As florestas tropicais, que fornecem parte do oxigênio que respiramos, estão desaparecendo a uma velocidade alarmante na África, na América do Sul e principalmente no Sudeste Asiático. A camada de Ozônio, que nos protege de radiações nocivas, está sendo destruída.

Consequencias

A principal conseqüência da destruição da camada de ozônio será o grande aumento da incidência de câncer de pele, desde que os raios ultravioletas são mutagênicos. Além disso, existe a hipótese segundo a qual a destruição da camada de ozônio pode causar desequilíbrio no clima, resultando no "efeito estufa", o que causaria o descongelamento das geleiras polares e conseqüente inundação de muitos territórios que atualmente se encontram em condições de habitação. De qualquer forma, a maior preocupação dos cientistas é mesmo com o câncer de pele, cuja incidência vem aumentando nos últimos vinte anos. Cada vez mais aconselha-se a evitar o sol nas horas em que esteja muito forte, assim como a utilização de filtros solares, únicas maneiras de se prevenir e de se proteger a pele.

Do total da energia que nos chega do Sol, cerca de 46% correspondem à luz visível; 45%, à radiação infravermelha, e 9% , à radiação ultravioleta. Essa última contém mais energia e, por isso, é mais perigosa para a vida dos animais e vegetais sobre a superfície da terra. O ultravioleta é a radiação que consegue "quebrar" várias moléculas que formam nossa pele, sendo por isso o principal responsável pelas queimaduras da praia. 

Na atmosfera terrestre. entre 12 e 32 Km de altitude, existe a camada de ozônio (O3) e que funciona como escudo, evitando que 9% da radiação ultravioleta atinja a superfície da Terra. 

No início da década de 60 verificou-se que a camada de ozônio estava sendo destruída mais rapidamente que o normal. O problema foi agravado pelo aumento do número de automóveis, aviões a jato, aviões supersônicos, foguetes, ônibus espaciais. Em 1984 verificou-se uma perda de 40% da camada de ozônio sobre a Antártida. Calcula-se que a camada de ozônio vem diminuindo 0,5% ao ano, e que uma ipedloucura4de 1% na camada de ozônio corresponde a um aumento de 2% da radiação ultravioleta que chega à superfície terrestre, o que trará problemas como câncer de pele, catarata, cegueira, queima de vegetais, alterações no plâncton e reflexos em toda a cadeia alimentar marítima. 

No Brasil, a camada de ozônio ainda não perdeu 5% do seu tamanho original, de acordo com os instrumentos medidores do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais). O instituto acompanha a movimentação do gás na atmosfera desde 1978 e até hoje não detectou nenhuma variação significante, provavelmente pela pouca produção de CFC no Brasil em comparação com os países de primeiro mundo. No Brasil apenas 5% dos aerossóis utilizam CFC, já que uma mistura de butano e propano é significativamente mais barata, funcionando perfeitamente em substituição ao Clorofluorcarbonos.

A importancia da agua !'


A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.
O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas, ou seja, do sistema circulatório, do sistema de absorção, do sistema digestivo, de evacuação, etc.
O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. Com a água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.
A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione, é preciso que existam pessoas que construam e que façam a manutenção permanente deste sistema (bombeiros hidráulicos, donos e/ou motoristas de carros-pipas, profissionais capacitados para fazer o tratamento da água etc.)
A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nas regiões polares, ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta a ação do homem; e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação (WEERELT, 2003).
Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.